Quanto Tempo Dura o Efeito da Toxina Botulínica?

Quanto Tempo Dura o Efeito da Toxina Botulínica?

Esclareça uma das dúvidas mais frequentes entre os pacientes que desejam fazer harmonização facial

Minimamente invasiva, a aplicação da toxina botulínica é recomendada para suavizar linhas de expressão, evitar rugas dinâmicas, arquear as sobrancelhas, amenizar a hiperidrose e corrigir disfunções orofaciais. Muito procurada por aqueles que desejam fazer harmonização facial, também levanta dúvidas em relação a sua durabilidade.

A substância, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, é absorvida pelo organismo, sendo considerado um tratamento que paralisa os músculos temporariamente na região onde foi aplicada, com auxílio de pequenas doses em injeções em procedimentos que duram cerca de 10 a 30 minutos.

Resistência e duração da toxina botulínica

A toxina botulínica é um dos tratamentos injetáveis que podem durar menos do que outros procedimentos como o preenchimento facial. Em via de regra, sua aplicação pode durar de 4 a 5 meses, a depender de fatores como a resistência de cada paciente – por ser injetada no organismo, os anticorpos podem tentar combater a toxina, durando mais ou menos em algumas pessoas.

Outro fator importante é a subdosagem, que compreende a quantidade inferior de doses necessárias da toxina botulínica – cada músculo possui uma quantidade de fibras musculares e cada uma deve ser tratada com doses independentes.

Pacientes que praticam exercícios físicos intensos como musculação, corrida e crossfit também podem retornar ao consultório com intervalos menores para refazer sua aplicação; afinal, seu metabolismo costuma ser mais acelerado e o crescimento muscular, maior. Assim, a rápida regeneração diminui consideravelmente os efeitos do procedimento.

Hábitos prejudiciais à saúde como tabagismo e consumo de álcool também interferem no efeito da toxina botulínica, reduzindo a produção de colágeno no organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce. Alimentação pobre em fibras, vitaminas e sais minerais também pode influenciar negativamente.

Podemos destacar que existem algumas precauções que auxiliam no aumento da durabilidade do procedimento. Não massagear o local da aplicação nas primeiras 48h; evitar deixar a cabeça baixa ou deixar nas primeiras 4h; evitar consumo excessivo de álcool e cigarro; usar protetor solar e consumir bastante água são algumas das dicas que podem ser seguidas até a manutenção do procedimento.

Related Posts