Manchas Senis

Manchas Senis

As manchas senis geralmente ocorrem em pessoas com mais de 40 anos pela falta de cuidados com a exposição solar ao longo da vida

A pele madura lida com alguns problemas como a flacidez e o surgimento de manchas senis, também conhecidas como manchas de idade, que aparecem no rosto, nas mãos e em outras partes do corpo, geralmente em pessoas com mais de 40 anos.

O que é e como surgem as manchas senis ou melanoses solares

As manchas senis são resultado do acúmulo de danos causados à pele ao longo do tempo, devido à exposição solar, sendo caracterizada pelo surgimento de sinais amarronzados e planos, que não coçam, mas que apresentam um aspecto incômodo para muitas pessoas.

Comuns em pessoas com idade acima de 40 anos, essas lesões apresentam diferentes tamanhos, de pequenas a médias; e são produzidas a partir do estímulo e produção de melanina, pigmento que dá cor à nossa pele. Com esse incentivo, ocorre a pigmentação de algumas lesões da pele, que são as temidas manchas.

Lembrando que quanto mais claro for o tom de pele da pessoa, maiores são as chances do desenvolvimento dessas manchas.

Como evitar as manchas senis na pele

Manchas no rosto e em outras regiões do corpo podem ser evitadas com o uso diário de filtro solar nas áreas de maior exposição e também pela proteção ao sol, seja com uso de chapéus ou roupas compridas . Como costumam surgir em peles mais maduras, é possível prevenir desde cedo, evitando também o surgimento do câncer de pele.

Tratamento das manchas senis

Já instalada, a mancha senil pode ser tratada para melhora de seu aspecto, contribuindo para o bem-estar e autoestima do paciente. O tratamento, que deve ser indicado e acompanhado pelo médico, geralmente é feito de acordo com o tipo de pele e das demandas específicas de cada paciente.

Podemos fazer uso de procedimentos estéticos eficazes, como o peeling químico, o laser, a luz pulsada e a cauterização química; e de alguns agentes despigmentantes para amenizar o pigmento acastanhado, nunca se esquecendo do uso do protetor solar com FPS 30, no mínimo, e até mesmo de chapéus e óculos de sol quando estiver em praias ou piscina, por exemplo.

Qualquer tipo de tratamento deve ser feito com muita cautela. E como qualquer doença ou lesão, a prevenção é sempre o melhor remédio. Cuidados simples no dia a dia podem fazer total diferença.

Related Posts