As tendências de beleza coreana se tornaram muito populares em todo o mundo, sendo referência no consumo de cosméticos e procedimentos estéticos
Atualmente, o padrão de beleza sul-coreano apresenta grande influência para os ocidentais. Cosméticos, procedimentos e cirurgias plásticas acompanham a modernização do segmento fazendo parte dos desejos daqueles que desejam corpo, rosto e cabelos bem cuidados.
Beleza sul-coreana da face e corpo
Por conta da preocupação dos coreanos com a saúde e aparência do rosto, alguns cosméticos da região asiática são consumidos em todo o mundo. Protetor solar, maquiagens, cosméticos que limpam e clareiam a pele, máscaras faciais altamente hidratantes e sabonetes são alguns dos produtos que fazem sucesso e são referência.
A preocupação com a estética corporal também faz parte dos interesses sul-coreanos, que preservam uma dieta balanceada para obtenção e manutenção do corpo saudável, cheio de disposição e energia.
Apesar de ainda serem um pouco rígidos com padrões de beleza, aos poucos, a população asiática tem aceitado os diferentes formatos de corpo e consequentemente as marcas estão se adequando a este movimento, levando para o mundo o melhor da estética oriental e suas peculiaridades.
A evolução no padrão de beleza sul-coreano
As tendências de beleza sul-coreana, também chamadas de K-beauty, já se tornaram muito conhecidas nos últimos anos, passando a ser consumidas por mulheres e homens de várias partes do mundo.
Tendo início em 1800, o cuidado com a beleza, muito forte neste período, foi por conta das maquiagens que eram mais simples e feitas com materiais naturais, além de penteados que se resumiam em coques presos na nuca. Após a chegada dos orientais e da influência japonesa, a beleza coreana perde seus elementos mais tradicionais a partir de 1910, com uma transformação cultural e de consumo que impactou a vida de todos.
Revistas de moda e beleza faziam parte da rotina dessa população, que começou a seguir os ideais da beleza japonesa que se baseiam nos padrões ocidentais. Sendo assim, um novo modelo de feminilidade foi criado – e com o fim da Guerra da Coreia, um novo movimento ganhou força nos anos 50, sendo base para o desenvolvimento da cirurgia plástica.
Anos se passaram, e outras particularidades e surgimento de novos estilos surgiram de acordo com a alfabetização e evolução da economia. E, com o surgimento do K-pop no início dos anos 90, a tendência de beleza se tornou mais suave, trazendo a expressão individual de cada um. Nessa época, os homens também ganham espaço dentro do universo da beleza.
Os anos 2000 e a exportação dos produtos coreanos
Os cosméticos coreanos fazem muito sucesso porque a partir dos anos 2000, as marcas passam a invadir as prateleiras do mundo por possuírem fórmulas eficazes, elaboradas com a mais alta tecnologia. Surgem, também, os dez passos da rotina de beleza – nosso famoso skincare de cuidados com a pele; e o turismo cosmético (Myeong-dong se tornou o distrito da beleza, recebendo pessoas dos quatro cantos do mundo).
O país, nessa época, também se tornou referência no âmbito da cirurgia plástica, com mensagens sobre cuidados estéticos reproduzidas em dramas de televisão, música e comerciais. A beleza sul-coreana fez com que jovens expressassem suas individualidades através da maquiagem e de cores e cortes de cabelo diferentes.
Em resumo, a evolução da estética sul-coreano influenciou a todos devido a rápida e expressiva geração de tendências, que sempre acompanhou a história, assim como a qualidade de suas criações, fortificada nos dias de hoje. Inclusive, marcas ocidentais têm se baseado na indústria de beleza coreana, se adequando aos padrões de beleza de outras etnias, sempre seguindo a inspiração asiática.