Substância usada para tratamentos estéticos e terapêuticos, a toxina botulínica melhora a autoestima e qualidade de vida dos pacientes
A toxina botulínica é uma das substâncias mais procuradas em todo o mundo, devido a seus comprovados benefícios da melhora estética e bem-estar. Produzida por uma bactéria com propriedades que ajudam a inibir a contração de músculos, a toxina botulínica pode ser aplicada em diferentes tipos de pele, etnias e idades.
Para que serve a toxina botulínica? Qual é o seu efeito e durabilidade?
Usada para tratamentos estéticos e terapêuticos, a toxina botulínica age como um bloqueador da atividade muscular, impedindo os estímulos elétricos de chegarem até os músculos, e atuando nos transmissores responsáveis pela transmissão do estímulo nervoso que causa o relaxamento dos mesmos.
Quantidades mínimas devem ser aplicadas para causar o efeito desejado, com segurança. Profissionais responsáveis sabem que, se aplicada de forma desmedida, a toxina botulínica pode causar paralisia generalizada, podendo levar até a morte.
Além disso, a toxina botulínica tem um tempo de duração que varia de acordo com cada paciente, depende do estilo de vida, idade, tempo de exposição ao sol, entre outros fatores. De forma geral, a durabilidade da substância é de 6 meses, sendo que o paciente consegue visualizar os resultados em 48 horas após a aplicação, atingindo o seu ponto máximo após 15 dias.
Indicações da toxina botulínica que vão além da estética
A aplicação da toxina botulínica, na maioria dos casos, é realizada para fins estéticos. Porém, pacientes relatam melhora em alguns problemas, tais como:
- Bruxismo: Condição ocorrida devido a contração inconsciente dos músculos da mastigação e associada, também, ao distúrbio do sono. Nesse caso, a toxina botulínica promove o relaxamento muscular, diminuindo os sintomas e prevenindo a causa do desgaste dentário acelerado, das dores de cabeça matinais, da disfunção na articulação temporo-mandibular e da perda dentária;
- Enxaqueca: A toxina botulínica age nas terminações nervosas da junção neuromuscular, promovendo o relaxamento dos músculos e auxiliando na inibição da dor, tanto na cabeça quanto na região cervical;
Sorriso Gengival: A toxina botulínica age nos músculos responsáveis pela elevação dos lábios, fazendo com que ele não suba tanto quando a pessoa sorri; - Hiperidrose (suor excessivo): O efeito do tratamento de hiperidrose com a toxina botulínica apresenta excelentes resultados através da aplicação de injeções subcutâneas nas axilas e efeitos que aparecem em cerca de 1 a 2 semanas com a diminuição substancial do suor na área tratada.
Cuidados depois da aplicação da toxina botulínica
O tratamento com a toxina botulínica requer cuidados essenciais após sua aplicação, que são simples mas exigem atenção principalmente nas 4 primeiras horas após a finalização do procedimento. É muito importante que o paciente de pele asiática respeite as orientações dadas pelo seu médico para que ele possa alcançar o resultado desejado de forma segura e satisfatória, já que apresenta maior sensibilidade. Portanto, de forma geral, deve-se:
- Evitar se deitar, por no mínimo 4 horas após a aplicação;
- Evitar exposição ao sol após a aplicação;
- Evitar o uso de cosméticos em excesso;
- Não realizar atividade física por pelo menos 24 horas;
- Usar protetor solar.
O tratamento para cada paciente é feito de maneira individualizada; portanto, caso haja outras orientações, elas também devem ser seguidas.