Os dermocosméticos sul-coreanos têm se adaptado à pele brasileira, fazendo parte da rotina de beleza de cuidados com o corpo e rosto
A rotina de cuidados com a pele sul-coreana é conhecida mundialmente devido a qualidade de seus dermocosméticos e outros produtos, assim como sua popularização advinda das redes sociais, que indicam marcas específicas para obtermos a tão sonhada pele de porcelana das coreanas.
Rotina de skincare sul-coreana
A beleza da pele sul-coreana se deve a rotina de cuidados com vários passos, que vão desde a remoção da maquiagem, limpeza e esfoliação da pele, até a massagem facial e aplicação de protetor solar. Para ter a tão sonhada pele de boneca, além de adquirir produtos asiáticos para os cuidados do dia a dia, o skincare virou o momento de autocuidado mais querido das brasileiras.
Na rotina sul-coreana de skincare, tudo começa pela remoção da maquiagem e impurezas, feita com produtos à base de óleo, para “quebrar” as impurezas do rosto através de movimentos circulares por toda face. Mesmo com o clima do nosso país o produto a base de óleo se adequa a diferentes tipos de pele, ainda mais se for incluído na etapa de purificação da pele.
Após, produtos aquosos são utilizados para outra etapa de higienização, além de retirar o excesso de oleosidade e a esfoliação faz parte do processo (coreanas esfoliam a pele todos os dias – de qualquer forma, a etnia asiática detém de uma pele mais grossa, mesmo que delicada, diferentemente das peles caucasianas, que devem se atentar ao uso contínuo do esfoliante, por exemplo).
A beleza sul-coreana também advém do uso de tônicos que reequilibra o pH da pele, eliminando qualquer resquício de sujeira que não tenha sido eliminada nas etapas anteriores. Os próximos passos se remetem ao uso de máscaras de papel descartáveis – que viraram febre nas prateleiras de farmácias e lojas de todo o Brasil, assim como séruns com ativos hidratantes/reparadores, tratamento e creme para área dos olhos.
Finalizando o processo, depois de uma limpeza e hidratação digna, o uso de protetor solar é fundamental para as coreanas, que são um grande exemplo quando o assunto é cuidado que vai além da beleza. À noite, elas costumam fazer uso de máscara com ativos que devem ser preferivelmente utilizados longe dos raios UVA/UVB.
Cosméticos sul-coreanos
Já sabemos que os cosméticos sul-coreanos são uma tendência mundial quando falamos de beleza e bem-estar. Isso porque a pele dos coreanos é consideravelmente perfeita devido aos cuidados diários – de até 10 passos – e ao uso dos produtos que fazem por lá.
Para as peles brasileiras, é essencial afirmar que devemos verificar de qual tipo de processo necessitamos, sempre adequando esses produtos às nossas necessidades. Saber mais sobre o nosso tipo de pele e do que ela realmente precisa faz total diferença quando adquirimos produtos coreanos que, mesmo sendo eficazes, não irão resolver problema algum se o indivíduo não manter constância em seu uso.
Podemos dar como exemplo o uso de esfoliantes e máscaras faciais que não precisamos usar todos os dias. O protetor solar, por exemplo, deve fazer parte apenas da rotina de cuidados matinais e não da rotina noturna. E a limpeza a base de óleo, que é mais potente, pode ser feita durante à noite, já que geralmente utilizamos maquiagem durante o dia e sofremos com a poluição etc.
Outro ponto que podemos considerar e que muitas vezes não está presente na rotina de skincare é a máscara para lábios, que nada mais é do que o nosso já conhecido lip balm. Para quem sofre com a descamação, essa é uma aplicação bem-vinda; existem produtos bastante divulgados e já famosos que se encaixam no quesito protetor de boca. Curativos para acne também são uma boa pedida!
Consulte um profissional de confiança
Muitos já sabem, mas vale ressaltar que os cuidados com a pele dependem de bons produtos e rotina. Além disso, algumas pessoas apresentam problemas de pele, ou algum tipo de alergia a determinada marca, aplicação etc.
Portanto, para saber a rotina adequada para o seu tipo de pele, qual produto sul-coreano é o mais indicado para o seu atual momento e estilo de vida, e quais deles podem ser associado a tratamentos estéticos e procedimentos cirúrgicos, nada melhor do que consultar o seu médico de confianças que poderá saber se a composição do produto serve para você. Cada caso deve ser tratado de forma individualizada, e os resultados esperados só acontecem se cuidarmos da nossa pele da forma como ela realmente precisa.