Saiba quais são as principais diferenças e indicações dos procedimentos mais buscados por quem deseja melhorar o nariz
O nariz contribui diretamente na harmonia facial, principalmente pela sua posição no centro da face, sendo queixa de grande parte dos pacientes que não estão satisfeitos com suas questões estéticas e/ou possíveis problemas funcionais.
E para alterações no formato nasal ou resolução de incômodos respiratórios, existem algumas técnicas que objetivam reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma de sua ponta e o dorso, diminuir o tamanho das narinas, transformar ângulos, tratar as válvulas nasais, entre outros.
Fato é que o paciente deve buscar um profissional que possa corrigir o que for necessário, seja no intuito estético ou funcional para que ambos – ou uma única questão – possa ser resolvida em cirurgia ou procedimento minimamente invasivo. A rinoplastia ou rinomodelação podem contribuir com essas questões, proporcionando uma aparência mais agradável aos olhos do paciente, além de uma melhora em sua respiração.
O que é rinoplastia?
Em resumo, a rinoplastia é um procedimento cirúrgico, definitivo, que aumenta ou diminui as proporções do nariz alterando a estética, modela o formato do nariz em harmonia com o rosto. Se houver necessidade de abordagem da parte funcional (septoplastia, retirada da “carne esponjosa”, sinusectomia, dentre outros), recomendamos associar a cirurgia estética com a cirurgia funcional. Assim, em alguns casos, os tratamentos do cirurgião plástico e do otorrinolaringologista são realizados na mesma sessão. É uma cirurgia que pode ser feita por qualquer pessoa com o desenvolvimento facial já concluído, e que necessita de maior harmonização e/ou condições respiratórias favoráveis que contribuam para uma melhora em seu estilo de vida.
Apresentando diferentes abordagens, a rinoplastia tradicional segue técnicas distintas: a “aberta”, onde é feita uma pequena incisão na cartilagem na base do nariz, entre as narinas e na parte interna de cada uma delas, permitindo que o cirurgião erga os tecidos para visualizar melhor a área; e a “fechada”, onde as incisões são feitas dentro do nariz, proporcionando cicatrizes ainda mais discretas. Cabe ao médico definir entre ambas de acordo com as características de seu paciente.
O que é rinomodelação?
A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico realizado em consultório, onde aplicamos ácido hialurônico com uma agulha ou cânula, para correção de defeitos do contorno nasal. É indicada para pacientes que desejam pequenas alterações no nariz, como corrigir a giba (ossinho), desníveis, perfil sinuoso, queda da ponta, pequenos defeitos pós rinoplastia, entre outros, sem necessidade de incisão ou fraturas.
O procedimento dura em média de 30 minutos, e não possui o intuito de corrigir alterações funcionais. Após sua realização, o paciente está liberado para seguir com suas atividades rotineiras; e os resultados podem ser observados já no primeiro dia, com inchaço que desaparece após 4 semanas. Lembrando que a rinomodelação não é definitiva, dura cerca de 1 a 2 anos, dependendo do organismo de cada paciente.
Rinoplastia ou rinomodelação: qual escolher?
Para realizar a escolha certa entre os procedimentos, é necessário conversar com um médico habilitado e especializado, que apresenta mais conhecimento anatômico do nariz, podendo tirar suas dúvidas, sugerindo o que é melhor para você. Ademais, é fundamental realizar os exames solicitados para verificar o estado de saúde do paciente, e se ele está apto a realizar qualquer um dos procedimentos.