Os tipos de acometimento de lesões vasculares mais frequentes são: vasinhos no rosto (telangectasias), vermelhidão difusa, angiomas (tumor vascular), “spider vein” (vasos em forma de aranha), dentre outros.
As tecnologias mais utilizadas para tratar os vasos faciais são Nd Yag, Dye Laser e Luz Pulsada. Geralmente, recomendamos mais de uma sessão para o tratamento vascular.
A vermelhidão difusa no rosto, pescoço e colo pode ser consequência de envelhecimento, exposição solar e gravidez. Geralmente, quando ocorre na região do pescoço, observamos região mais escura e avermelhada e chamamos de Poiquilodermia de Civatte.
A vermelhidão difusa no rosto pode se apresentar em forma de rosácea, um tipo de doença crônica de pele em que as pessoas apresentam aumento e dilatação superficial dos vasos da face, sensibilidade da pele e pode ter quadros inflamatórios. O tratamento com laser ajuda na redução da vermelhidão da pele.
Os vasos faciais finos quando estão dilatados (telangectasias) podem ser tratados com Laser vascular. As regiões mais acometidas são na asa do nariz, face lateral e mento. Geralmente, é observado em pessoas de pele clara.
O tumor vascular de pele, hemangioma, é um tumor benigno comum formado pelo acúmulo anormal de vasos sanguíneos. Geralmente ocorre nas regiões do rosto, pescoço, couro cabeludo e tronco, com quadro de uma área sobrelevada ou uma mancha mais avermelhada ou arroxeada, no entanto, os hemangiomas podem variar em tamanho, forma e cor. O laser vascular pode ser indicado para tratamento do hemangioma.
Quando o tumor vascular, angioma, é sobrelevado pode ser chamado de nevo rubi ou angioma rubi. É uma lesão de aspecto avermelhado e brilhante, sem risco à saúde, que pode ser tratado com laser vascular, eletrocoagulação e exérese cirúrgica.