Os Benefícios dos Bioestimuladores de Colágeno

Os Benefícios dos Bioestimuladores de Colágeno

O bioestimulador de colágeno é uma substância injetável que trata a flacidez, rugas e sinais de envelhecimento através do estímulo da produção de colágeno na pele do indivíduo. Pode ser aplicado no rosto e corpo proporcionando uma pele mais jovem e saudável de forma natural.

O bioestimulador é diferente do preenchedor, pois ele produz uma melhora lenta e gradual, com resultado mais visível após dois meses.

Quais são os tipos de bioestimuladores de colágeno?

Atualmente, os produtos são polímeros sintéticos, biocompatíveis, biodegradáveis e de baixa toxicidade; e existem três tipos na área médica estética: ácido poli-L-láctico (ou ácido polilático), hidroxiapatita de cálcio e caprolactona.

Qual é o seu mecanismo de ação?

Uma vez injetado, o produto induz uma resposta inflamatória subclínica, recrutando monócitos, macrófagos e fibroblastos. Há a produção gradativa de colágeno pelos fibroblastos, com consequente aumento da firmeza da pele, aumento da espessura dérmica, melhoria da flacidez e qualidade. Os polímeros são metabolizados por hidrolise em CO2, H2O ou incorporados à subprodutos sendo totalmente eliminados do organismo.

Quais são as principais indicações de tratamento com o bioestimulador de colágeno?

No rosto e pescoço, é muito utilizado para tratar a flacidez de forma natural. Em pessoas jovens ou mais maduras, podemos iniciar a aplicação do ácido poli-L-lático e hidroxiapatita de cálcio a partir dos 30 anos de idade. Atualmente, a tendência é tratar o paciente de uma maneira mais preventiva, ou seja, não esperar e tratar antes que ocorra um grande processo de envelhecimento.

Há casos em que há grande indicação de uso de bioestimulador na face e pescoço como:

  1. Querem efeito “lifting” pois sentem a pele “mais mole, caída e flácida”;
  2. Querem aumentar a espessura da pele, pois a sentem muito fina e enrugada;
  3. Querem melhorar a reposição volumétrica, pois sentem que o rosto murchou após grande emagrecimento (ou porque são pacientes atletas).

No corpo, quais são as principais áreas tratadas?

Colo, braços, mãos, abdome, coxas, joelhos, nádegas e celulite.

Quanto tempo dura o tratamento?

A duração varia de acordo com o produto utilizado. Com ácido poli-L-lático, varia em média até 24 meses; com a hidroxiapatita de cálcio, duração média de 18 meses; e com a caprolactona, a duração média depende do tamanho da partícula (S, M, L, E), podendo ser de 1 a 4 anos.

Como a aplicação é realizada?

Para maior conforto, é utilizado um creme anestésico tópico. Depois, aplica-se o bioestimulador na área a ser tratada com uma pequena agulha ou micro cânula. Recomendamos realizar massagens após a aplicação mantendo-as em casa, conforme orientação médica. 

Saiba mais sobre ácido poli L latico, clicando aqui.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *