Clínica Eliza Minami

Tudo Sobre os Tratamentos Para Cicatrizes

Apesar das excelentes técnicas utilizadas nas cirurgias plásticas, existem fatores que podem influenciar negativamente na cicatrização do paciente, como por exemplo, os cuidados do mesmo com o pós-cirúrgico e sua tendência no desenvolvimento de queloide.

Existem vários tipos de cicatrizes inestéticas, que não apresentam resultados visualmente agradáveis, ou que tenham sofrido uma má cicatrização durante o processo, apresentando alterações de:

Cicatriz hipertrófica e queloide

Resultantes de cirurgias ou incisões na pele, as cicatrizes podem ser imperceptíveis, aparentes e até mesmo hipertróficas (textura elevada em relação à pele, mas restrita ao local da lesão) ou queloidianas (crescimento anormal do tecido, apresentando sintomas de coceira, dor e vermelhidão).

O tratamento de queloide – mais propenso, geralmente, para negros e orientais – é difícil. Alguns métodos podem ser utilizados para evitar seu surgimento após as cirurgias, sendo: infiltração de substâncias como o corticoide e 5-fluorouracil, cirurgia, betaterapia, criocirurgia, laser, terapia com interferon, imiquimode. Alguns estudos demonstram a utilização de outros métodos como: bleomicina, tacrolimus, methotrexate, pentoxifilina e colchicina.

Saiba mais sobre correção de cicatriz clicando aqui.

Sair da versão mobile