Laser CO2 Fracionado Pele Asiática
Tecnologia a laser para rejuvenescimento e tratamento de cicatriz de acne para pele asiática
Pele Asiática
Laser CO2 Fracionado Para Pele Asiática
A aplicação deste laser, que remodela as camadas da pele estimulando a formação de colágeno, apesar de permitida em peles asiáticas, merece atenção redobrada já que a face oriental está mais propensa a manchas do que a pele das demais etnias.
O que é o Laser CO2 Fracionado?
O laser de C02 fracionado tem como alvo (afinidade) a água. Assim, na pele, ele atua ocasionado um rápido aquecimento seguido de vaporização da água presente nas células e consequentemente a cicatrização.
O termo fracionamento significa que o laser penetra profundamente na pele como se fosse um “chuveiro”, com isso a área tratada é entremeada por colunas de células vaporizadas e colunas de células integras. Esse processo tem como resultado a formação de colágeno, diminuição de cicatrizes, estrias, melhora das manchas e retração da pele flácida.
O laser de CO2 fracionado na pele asiática
A realização do laser CO2 em peles asiáticas deve ser feita após uma minuciosa e correta avaliação da pele, avaliando a energia do aparelho (potência) já que, quanto mais profundo o laser, maior o risco de complicações como hiperpigmentação (manchas escuras), problema que atormenta a maioria dos pacientes asiáticos que procuram tratamentos estéticos.
Por apresentarem maior risco de complicação do que os pacientes de pele clara, a face oriental necessita de cuidado redobrado por ser maior sensível e com tendência a manchas. Quando bem indicado e avaliado, os resultados são ótimos.
Para que serve o laser de CO2 fracionado?
Este tipo de laser proporciona uma remodelação das camadas da pele e formação de novo colágeno, resultando na melhoria da flacidez, manchas, linhas e cicatrizes da pele. Além de não ser diretamente indicado para todos os tipos de pele, o número de sessões necessárias depende de cada caso, sendo necessário realizar a avaliação dermatológica. O intervalo mínimo entre as sessões é de 3 a 4 semanas. Pode ser aplicado no rosto, pescoço, colo, mãos e outras áreas do corpo (principalmente para tratamento de estrias).
Tipos de tratamento para peles asiáticas com o laser de CO2 fracionado:
- Melhora da textura da pele e dos poros abertos;
- Melhora das rugas e das linhas ao redor da boca (código de barra);
- Melhora das cicatrizes de acne;
- Melhora de estrias;
- Melhora de discromias (manchas);
- Tratamento da flacidez do rosto e do pescoço;
- Melhora da pele da região dos olhos;
- Rejuvenescimento da pele.
Como o procedimento é realizado no consultório?
Pode ser usado anestésico tópico, sendo bem tolerado. Imediatamente após, pode-se ter a sensação no local da aplicação de calor, com duração de aproximadamente 30 minutos.
Lembrando que a realização do laser CO2 em peles orientais deve ser feita após uma minuciosa e correta avaliação da pele, além de cautela em relação a energia usada, pois quanto mais profundo o laser, maior o risco de complicações como hiperpigmentação (manchas escuras), problema que atormenta a maioria dos pacientes asiáticos que procuram tratamentos estéticos.
Por apresentarem maior risco de complicação do que os pacientes de pele clara, a face oriental necessita de cuidado redobrado por ser maior sensível e com tendência a manchas.
Cuidados pós procedimento
O tempo de recuperação varia de 3 a 7 dias, e depende da intensidade (energia) utilizada na sessão, além do tipo de pele do paciente, que pode retornar às atividades habituais rapidamente. É recomendado evitar a exposição solar e deve-se utilizar rotineiramente o fotoprotetor solar com proteção UVA/UVB.
Depois do procedimento, na maioria dos casos, a área tratada fica rósea/ avermelhada nas primeiras 24 horas. Se o laser é aplicado na região perto dos olhos, pode haver inchaço, pois a pele dessa região é mais fina. Posteriormente, a pele fica ligeiramente mais áspera, pode descamar e volta ao normal em torno de 3-7 dias. Durante esse período é orientado cuidados específicos, como hidratação e filtro solar.