Rejuvenescimento Facial

O envelhecimento é um processo biológico inerente a qualquer ser humano. Na face, os cinco fatores envelhecimento que interagem são: fotoenvelhecimento cutâneo (envelhecimento causado pela irradiação solar), envelhecimento intrínseco ou genético, ação da gravidade, linhas de expressão e rugas.

A procura da juventude e da melhoria do corpo sempre ocorreu dentre os homens. Os egípcios antigos usavam sal e óleos animais para melhorar a textura da pele, além da utilização de vários emplastros de sulfa, cal e mostarda. As técnicas cirúrgicas vieram depois, e atualmente a cirurgia plástica estética apresenta um crescimento incessante no mundo.

No envelhecimento da face ocorre uma queda das estruturas da camada da face, incluindo pele, gordura e músculos; além da diminuição da pele, músculos e ossos. Assim, ocorre a acentuação de vincos e formação de papada.

Nos últimos anos, como advento de novas tecnologias, houve um crescimento exponencial na área da medicina, com ênfase nas técnicas de rejuvenescimento facial, podendo ser classificados em técnicas cirúrgicas e não-cirúrgicas.

Os tratamentos de rejuvenescimento facial não cirúrgicos que serão abordados são considerados menos invasivos e realizados no consultório ou na clínica do médico. Eles podem também ser associado a alguma cirurgia plástica.

Geralmente, quando o médico avalia o paciente que deseja um rejuvenescimento facial, ele indica alguns tratamentos que variam de indivíduo para indivíduo. A associação de técnicas, com certeza, vai oferecer um melhor resultado, pois as modificações que ocorrem com o envelhecimento são apresentadas em varias formas como: flacidez, manchas, poros dilatados, rugas, vasos, vincos acentuados, dentre outros.

1. Tratamentos de Pele com Cremes

Diariamente, novos produtos são lançados no mercado com o poder de atenuar as rugas de expressão, acne e manchas. Os principais ácidos são os retinóides e alfa-hidroxiácidos. Existem substâncias que atuam no rejuvenescimento facial com ação de estimular o colágeno, anti-oxidantes e atenuar rugas de expressão (como densiskin, elastinol+, etc).

Há também o grupo de substâncias que possuem efeito lifting e efeito “Cinderela”, que podem ser exemplificados com DMAE (dimetilaminoetanol), tensine, raffermine, ten´s up e tensealift.

Produtos que atenuam as pequenas rugas e tem efeito preenchedor podem ser utilizados como coadjuvante da aplicação de toxina botulínica, sendo chamados de “creme botox like”.
 
Além disso, a hidratação da pele é indispensável. A desidratação da pele aumenta com a idade.

2. Peelings Químicos

O peeling químico é um método que consiste na aplicação de um ácido na região a ser tratada. Pode ser indicado para: fotoenvelhecimento cutâneo, acne, profilaxia de câncer de pele, manchas da pele e cicatrizes de acne.

O peeling oferece um resultado excelente no aspecto da pele com a remoção das camadas superficiais da pele, atuando na remoção das manchas, atenuando rugas e na melhoria do aspecto da pele, principalmente no tratamento da pele pálida e opaca que são características da pele envelhecida.
Saiba mais...

3. Toxina botulínica

Esta substância, quando injetada na pele, diminui as rugas e marcas de expressão. O mecanismo de ação ocorre com a paralisia parcial da ação muscular.
 
Os locais mais aplicados nas rugas da testa, entre as sobrancelhas e nos pés de galinha. Há a técnica de “nefertiti lift” que consegue melhorar a flacidez facial, com melhora do contorno mandibular.
 
Com a aplicação da toxina botulínica o rosto fica aspecto mais rejuvenescido, as rugas somem e, muitas vezes há a diminuição da sobra de pele da pálpebra superior.

4. Preenchimento

O preenchimento é muito confundido com a toxina botulínica.. Diferentemente da toxina botulínica, que tem ação na musculatura, o preenchimento vai preencher algum vinco, sulco ou áreas deprimidas, além de poder fazer reposição volumétrica no rosto ou outras áreas do corpo. Os mais utilizados são preenchimentos a base de ácido hialurônico.
Saiba mais...

5. Laser

Atualmente, com os avanços tecnológicos, temos inúmeros tratamentos que resgatam o envelhecimento da pele, proporcionando um aspecto mais jovial e leve. O envelhecimento da pele cursa com o aparecimento de vasos, manchas, rugas, flacidez, poros abertos e alteração na textura da pele e temos vários tipos de lasers que podem tratar estas alterações.
 
A radiofrequência é um excelente tratamento para a flacidez e melhoria da textura da pele.

O laser de CO2 fracionado é uma opção muito eficaz para o rejuvenescimento da face e outras áreas como: pescoço, colo e mãos.
Saiba mais