Microagulhamento – com dermapen ou com dermaroller

O microagulhamento (“microneedling” em inglês) é uma técnica consagrada para tratamento de vários problemas na pele.

O microagulhamento consiste numa técnica em que causamos microtraumas na pele através de microagulhas e formação de microcanais. Os microcanais facilitam a absorção de substâncias (drug delivery) e promovem a indução de formação de colágeno, dependendo da profundidade do microtrauma aplicado.

Pode ser realizado com um roller ou com uma caneta chamada dermapen. Dependendo da indicação do tratamento, podemos utilizar micro agulhas com comprimento maior ou menor. No caso de cicatriz de acne, por exemplo, utilizamos microagulhas mais longas, de 1,5 a 2,5 mm.

Não há elucidação completa do mecanismo de ação deste método, mas, sabemos que a pele apresenta microtraumatismos que estimulam a liberação de fatores de crescimento, que por sua vez, desencadeia a formação de colágeno.

Dermapen e Dermaroller 

O microagulhamento pode ser realizado com estes dois métodos: roller ou derrapem.

O Roller ou dermarollerconsiste num dispositivo com número variável de agulhas com vários tipos de comprimento. O comprimento pode variar de 0,2 a 3 mm. Deve ser usado uma única vez, ou seja, após o uso deve ser descartado, pois as agulhas perdem o corte e há o risco de contaminação se for utilizado um aparelho não estéril. (vide foto)

O dermapen – é uma caneta elétrica, com uma ponteira descartável que possui várias microagulhas, com controle de profundidade de penetração das agulhas.  O movimento das agulhas é de subida e descida, com uma velocidade muito rápida. A vantagem deste aparelho é que o tratamento é mais confortável, menos dolorido, permitindo ser aplicado em dobras, vincos e áreas pequenas e delicadas.

O que é “drug delivery”?


Geralmente, associamos o microagulhamento com aplicação de substâncias que irão penetrar pelos microcanais, sendo chamado de “Drug delivery”.

Vários produtos podem ser escolhidos para aplicação durante o microagulhamento. Estas substâncias têm que ter as seguintes propriedades: pH próximo do fisiológico, estéril, ativos de baixa concentração, não irritantes e hipoalergênicas.

A escolha da substância a ser aplicada no momento do microagulhamento depende da indicação do tratamento. Podemos utilizar fatores de crescimento, vitamina C, ácido hialurônico, substâncias clareadoras, dentre outros.

Para que serve o microagulhamento?

O microagulhamento pode ser realizado no rosto e no corpo e é utilizado para tratar:
• Rugas
• melasma
• Fotodano (pele danificada pela ação solar)
• Cicatrizes de acne
• Estrias
• Cicatrizes atróficas
• Flacidez
• Alopecia (queda de cabelo)
• Melhora de textura da pele (diminuição dos poros abertos)

Como é a realizado o microagulhamento?

Geralmente, é realizado no consultório com aplicação de creme anestésico tópico prévio. Mas, também pode ser realizado com bloqueio anestésico ou sedação.

Após a limpeza da área e antissepsia, utilizamos o dermapen ou o dermaroller na região. O aparelho desliza sobre a pele, delicadamente, sem grande pressão, em várias direções. A região pode ficar avermelhada e até com pequeno sangramento no momento da aplicação. A área pode ficar rosada por algumas horas até 3 dias.

Recomendamos iniciar o uso de cremes com ácidos quando a pele estiver de aspecto normal e evitar exposição solar nas áreas tratadas. Os peelings podem ser realizados nos intervalos entre as sessões de microagulhamento.

Número de sessões

Recomendamos o mínimo de 3 sessões. Mas, o número de sessões varia de acordo com: Indicação, resposta individual, idade e sexo e expectativa do paciente.
O intervalo entre as sessões varia de 30 dia a 45 dias, dependendo da área tratada.

Vantagens do microagulhamento

A grande vantagem deste método é que não lesa a epiderme, estimula o colágeno e tem curto período de recuperação. Pode ser realizado em qualquer tipo de pele, inclusive em peles morenas e negras. Além disso, qualquer área do corpo pode ser tratada por este método.

Este tipo de tratamento possui um resultado semelhante ao laser de CO2 fracionado, com o diferencial de ter uma recuperação bem mais rápida do que o Laser.