A ritidoplastia ou lifting facial ou cirurgia das rugas faciais visa rejuvenescer o rosto do paciente, diminuindo a flacidez e melhorando o contorno facial. A cirurgia melhora a aparência cansada e resgata os anos da vida de uma forma natural, sem deixar a face com estigmas.
Na técnica cirúrgica do lifting facial são realizados pontos de fixação e reposicionamento das estruturas que estão frouxas abaixo da pele, principalmente o músculo da face e pescoço (SMAS-platisma). O excesso de pele é removido e suturado de forma que a cicatriz não fique perceptível. A incisão é feita na frente e atrás da orelha, e sua extensão varia de caso para caso.
Às vezes, é necessário fazermos a abordagem na musculatura da papada do pescoço e sua plicatura. Neste caso, a incisão é feita na região do mento.
Ela pode ser associada ou não com outros procedimentos como a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), Laser de CO2 fracionado, lipoaspiração de mento (papada do pescoço), etc.
Geralmente, a atenuação dos sinais do envelhecimento pode ser obtida através de um conjunto de métodos de rejuvenescimento facial e de melhoria da qualidade de vida do paciente, ou seja, a cirurgia de ritidoplastia não deve ser um tratamento isolado.
Saiba mais sobre o lifting facial no site da SBCP – Clique aqui.