Prótese de Mama

A cirurgia de aumento de mamas ocupa o segundo lugar no ranking das cirurgias plásticas no Brasil e nos Estados Unidos, após a lipoaspiração. Este tipo de cirurgia pode ser realizado por vários motivos:
Melhorar o contorno corporal, mudar o formato e recuperar a forma devido à amamentação, igualar mamas assimétricas e auxiliar na correção das mamas na reconstrução mamaria após remoção de tumor mamário.

A prótese mamária pode ser preenchida por silicone ou solução salina. A superfície da prótese pode ser lisa ou texturizada e ter vários formatos que devem ser escolhidos pelo cirurgião.

A escolha do tipo de incisão e o plano de colocação da prótese devem ser decididos entre o cirurgião e a paciente.

As incisões mais comuns são:

- Periareolar – tem a forma de meia lua e fica na região da aréola.
- Inframamária – A cicatriz fica escondida no sulco da mama e é o acesso mais utilizado pelos cirurgiões.
- Transaxilar – A cicatriz fica na axila, deixando a mama sem cicatrizes. Tem grande indicação nas pacientes com histórico de queloide.

A colocação da prótese pode ser por baixo do músculo (submuscular) ou por cima do músculo (subglandular). A decisão do plano deve ser feita de acordo com cada paciente, por exemplo, se a paciente apresentar flacidez da mama, a melhor indicação será em plano subglandular.

A cirurgia de aumento de mama é realizada em centro cirúrgico, em ambiente hospitalar, com anestesia geral. Habitualmente, a paciente pode ir para casa no mesmo dia. A restrição de atividades físicas deve ser de aproximadamente duas semanas.

Vias de acesso da cirurgia de prótese de mama: transaxilar, periareolar e inframamário.

SAIBA MAIS SOBRE PRÓTESE DE MAMA (fonte: Mentor®)

Os implantes têm influência nos casos de câncer de mama?

Câncer de mama: Jamais algum estudo revelou que isso deva ser uma preocupação para os seres humanos. Não há nenhuma prova de que os implantes causem câncer.

Qual é a média de vida útil de um implante?

Vida útil do implante: Os implantes não são dispositivos para toda a vida; portanto, é provável que precisem ser substituídos em algum momento. O tempo de duração varia de mulher para mulher.

Algumas mulheres precisam de cirurgia para substituição logo alguns anos depois, e outras podem ficar com o mesmo implante durante 10 a 20 anos.

Existem várias razões pelas quais a mulher vem a precisar de uma cirurgia de substituição. Algumas vezes é só uma questão de preferência como, por exemplo, mudança de tamanho ou mudança de estilo do implante, outras vezes é necessário fazer uma remoção ou substituição devido a alguma complicação, como esvaziamento ou deslocamento do implante.

Quanto tempo devo esperar para voltar a fazer exercícios ou alguma outra atividade vigorosa após a cirurgia de implante?

Recuperação / Atividades / Exercícios: O médico será o melhor orientador na questão do tempo que vai precisar ficar afastada do trabalho e de quando e como deverá voltar a exercer suas atividades normais. O tempo de recuperação varia de mulher para mulher. Geralmente os primeiros dias são os mais difíceis. O tempo médio para voltar completamente às atividades é de quatro a seis semanas.
 

É importante não deixar o suor penetrar na incisão enquanto ela estiver cicatrizando. Portanto, prive-se de atividades e bronzeamento até que a incisão esteja inteiramente fechada e cicatrizada. Não se exceda em nenhuma atividade cedo demais, principalmente nas que requerem o uso da parte superior do corpo. Deixe seu corpo descansar e curar-se. Você deve evitar ao máximo a formação de edema ao redor do implante.
 

Em geral, o banho de banheira ou numa Jacuzzi (banheiro de massagem hidrotérmica) é permitido depois de um mês. Logo no início, uma a duas semanas após a cirurgia, você não deve molhar demais a incisão.

Fale com seu médico antes de voltar a exercitar-se. As pacientes variam imensamente quanto ao período de recuperação. Caminhar geralmente é recomendado para aumentar a circulação do sangue. Quanto maior o implante, maior será o peso da mama. Você deve usar um bom porta-seios para suporte ao correr, para diminuir os puxões da pele e a ptose (queda) da mama.

Perderei a sensibilidade do mamilo?

Sensibilidade do mamilo: Pode haver mudança na sensibilidade do mamilo depois da cirurgia de implante. A sensibilidade do mamilo e da mama pode aumentar ou diminuir. Essa mudança varia de perda total da sensibilidade a intensa sensibilidade, e pode ser temporária ou permanente.

Devo estar com meu peso ideal antes de ser submetida a um procedimento de implante de mama?

Aumento ou perda de peso: Você deve estar bem perto de seu peso ideal. Uma perda significativa de peso após o implante de mama pode alterar os resultados de uma forma que não lhe seja satisfatória. Pode ocorrer alguma ptose (queda) e uma redução do tamanho. Um ganho significativo de peso pode causar um aumento no tamanho da mama.

Tenho mais de 50 anos de idade. Sou velha demais para receber implantes de mama?

Idade: Uma boa saúde geral é o que importa, e não a idade.

O que acontece durante a gravidez?

Gravidez: Cada mulher é diferente, portanto reage de forma diferente antes e depois da gravidez. Suas mamas aumentarão e passarão por todas as mudanças comuns relacionadas com a gravidez. O aumento da mama varia de mulher para mulher e o tamanho dos implantes também vai contribuir para isso.

Poderei ainda amamentar?

Amamentação: Muitas mulheres com implantes de mama amamentam seus bebês com sucesso. Os estudos atuais indicam que as mulheres com implantes de mama, sejam eles de gel ou de solução salina, não têm níveis mais elevados de silicone em seu leite do que as mulheres que não têm implantes de mama.

Porém, os implantes de mama interferem na capacidade de algumas mulheres amamentar. O local da incisão periareolar tem maior probabilidade de afetar essa capacidade. Algumas mulheres têm mastite, inflamação dos ductos mamários, nessa fase. O uso de antibiótico logo que os sintomas aparecem pode diminuir a probabilidade de ocorrer esse problema. Você deve sempre informa seu médico sobre qualquer sinal de inflamação.

Saiba mais sobre prótese de mamaClique aqui.
Mais sugestões de links:
www.loveyourlook.com
www.yourbreastoptions.com