Mento / Queixo

Microgenia ou hipomentonismo caracteriza-se por hipodesenvolvimento do mento, com oclusão dentária satisfatória. Na análise do perfil do paciente, observamos que o mento está em posição mais posterior em relação ao lábio superior e a fronte.

Uma face em desarmonia no perfil, quando relacionamos fronte, nariz e mento, pode tornar-se bela com a correção cirúrgica após um planejamento adequado (Figura 1 - proporções da face). O estudo cefalométrico permite diagnosticar a deformidade da face, tanto da parte óssea como de partes moles (Figura 2).

 
Figura 1                                           Figura 2


É muito comum realizarmos a cirurgia do nariz (rinoplastia) junto com a cirurgia do mento (mentoplastia), pois esta associação pode proporcionar um equilíbrio harmonioso da face do paciente.

Muitas vezes, mudamos a percepção do tamanho do nariz, se obtermos uma adequação do tamanho do queixo.

Por exemplo, um nariz pode parecer muito grande em uma pessoa com o mento pequeno, posicionado para trás (microgenia). Mas, se corrigirmos o tamanho do mento, esta desproporção diminui: o tamanho do nariz não terá aparência de ser tão grande em relação ao mento apos sua mudança de tamanho.

A técnica de correção do mento pode ser realizada por osteotomia basilar da mandíbula ou prótese na região do mento.

OSTEOTOMIA DE MENTO X PRÓTESE DEMENTO
Na osteotomia realizamos um corte horizontal longo na parte distal do osso da mandíbula, seguido de avanço em alguns milímetros e fixação óssea (Figura 3).


Figura 3


No implante de prótese de mento, o material que utilizamos é uma prótese de Medpor® (Porex – polietileno poroso) que é um material biocompatível ao tecido ósseo e apresenta grandes vantagens em relação á prótese de silicone.

Geralmente, não há cicatriz aparente na cirurgia do mento. A incisão é intra-oral.

Há vários modelos de prótese de mento, que devem ser escolhidos de acordo com cada caso. A correção pode ser feita para melhoria da projeção antero-posterior e do contorno mandibular.

Veja os Modelos de prótese de mento (Medpor®) em região de mento.

 

 


As próteses podem ser colocadas na região do ângulo da mandíbula e, quando necessário, as próteses podem também ser colocadas em toda a extensão da mandíbula, melhorando todo o contorno mandibular.

 

 


No hipermentonismo, a mandíbula apresenta-se hiperdesenvolvida. A mandíbula pode estar mais longa, quando avaliamos a sua altura; e, pode estar em posição mais anterior na avaliação de perfil.

A cirurgia ortognática deve ser realizada quando a oclusão dentária não está adequada e existe desarmonia da maxila, da mandíbula ou ambos. O preparo ortodôntico é indispensável antes e após a cirurgia ortognática para a obtenção de um bom resultado. A correção do mento pode ser associada com a cirurgia ortognática.

O estudo cefalométrico avalia as deformidades da parte óssea e de partes moles da face. Na cirurgia de osteotomia de mandíbula, realiza-se deslizamento da mandíbula e fixação óssea para corrigir a projeção do mento.