Lipoescultura

O termo lipoescultura define a cirurgia com a retirada de gordura de uma determinada região do corpo com reinjeção de gordura em outra área. Após a lipoaspiração, a gordura aspirada pode ser injetada em quantidade parcial ou total nos locais pré-determinados da face ou corpo.

Denominamos enxerto de gordura ou lipoenxertia quando retiramos gordura de algum local do corpo e injetamos esta gordura em outro local.

A gordura retirada com lipoaspiracao pode ser centrifugada ou não. Atualmente, a técnica de injeção de gordura utiliza cânulas mais delicadas, com o objetivo de injetar pequenas quantidades de gordura, em varias camadas na região receptora. O objetivo desta técnica é a obtenção de maior quantidade de sobrevivência dos adipócitos (células de gordura) e, consequentemente, menor índice de absorção da gordura.

Em muitos casos, há a necessidade de programarmos mais de uma sessão de enxerto de gordura, para obtermos um bom resultado.

Locais mais frequentes de enxerto de gordura: podemos aplicar em qualquer região que há falta de tecido gorduroso ou em áreas deprimidas. No corpo, a região das nádegas geralmente pode ser tratada com lipoescultura (podemos, por exemplo, tirar gordura da barriga e flancos, e depois injetar gordura nas nádegas). Na face, podemos injetar gordura nas maçãs do rosto, nos vincos, nos lábios, dentre outras áreas.

Cicatrizes deprimidas e áreas de celulite (regiões com depressões) também podem ser preenchidas com gordura. Atualmente, a injeção de gordura esta sendo realizada nas mamas, principalmente, em casos de reconstrução mamarias após câncer de mama.