Microagulhamento
Técnica consagrada para o tratamento de vários problemas na pele
Dermatologia e Cosmiatria
Microagulhamento / Drug delivery
O microagulhamento é uma técnica consagrada para o tratamento de vários problemas na pele, que utiliza um dispositivo com microagulhas (dermaroller ou dermapen), para tratar cicatrizes, estrias, rugas e manchas.
O que Microagulhamento?
O microagulhamento é uma técnica consagrada para o tratamento de vários problemas na pele, que utiliza um dispositivo com microagulhas (dermaroller ou dermapen), para tratar cicatrizes, estrias, rugas e manchas.
É um procedimento que causa microtraumas na pele através de microagulhas e formação de microcanais que facilitam a absorção de substâncias (drug delivery), promovendo a indução de formação de colágeno (dependendo da profundidade do microtrauma aplicado).
Podemos utilizar microagulhas com comprimento maior ou menor – no caso de cicatriz de acne, por exemplo, utilizamos microagulhas mais longas, de 1,5 a 2,5 mm.
Não há elucidação completa do mecanismo de ação deste método; porém, sabemos que a pele apresenta microtraumatismos que estimulam a liberação de fatores de crescimento, que por sua vez, desencadeiam a formação de colágeno.
Dermapen e Dermaroller
O dermapen e o dermaroller consistem num dispositivo com número variável de agulhas com vários tipos de comprimento (que pode variar de 0,2 a 3 mm). Deve ser usado uma única vez, ou seja, após o uso deve ser descartado, pois as agulhas perdem o corte e há o risco de contaminação.
Para um tratamento mais confortável, o dermapen é uma caneta elétrica, com uma ponteira descartável que possui várias microagulhas com controle de profundidade de penetração das agulhas. O movimento das agulhas é de subida e descida, com uma velocidade muito rápida. A vantagem deste aparelho é que a sessão se torna menos dolorida; e ela também alcança com maior facilidade dobras, vincos, áreas pequenas e delicadas.
O que é “drug delivery”?
Vários produtos podem ser escolhidos para aplicação durante o microagulhamento; e estas substâncias têm que ter as seguintes propriedades: pH próximo do fisiológico, estéril, ativos de baixa concentração, não irritantes e hipoalergênicas.
A escolha da substância a ser aplicada no momento do microagulhamento depende da indicação do tratamento. Podemos utilizar fatores de crescimento, vitamina C, ácido hialurônico, substâncias clareadoras, dentre outros.
Para que serve o microagulhamento e como ele é realizado?
O microagulhamento pode ser realizado no rosto e no corpo e é utilizado para tratar rugas, melasma, fotodano (pele danificada pela ação solar), cicatrizes de acne, estrias, cicatrizes atróficas, flacidez, alopecia (queda de cabelo) e poros abertos.
Geralmente, é realizado em consultório com aplicação de creme anestésico tópico prévio. Após a limpeza da área e antissepsia, utilizamos o dermapen e o dermaroller na região, e o aparelho escolhido desliza sobre a pele, delicadamente, sem grande pressão, em várias direções.
A região pode ficar avermelhada e até com pequeno sangramento no momento da aplicação, podendo ficar rosada por algumas horas até 3 dias.
O uso de cremes com ácidos é recomendado quando a pele estiver com aspecto normal. É importante evitar exposição solar nas áreas tratadas, e os peelings podem ser realizados nos intervalos entre as sessões.
Número de sessões
Mínimo de 3 sessões que variam de acordo com a indicação, resposta individual, idade, sexo e expectativa do paciente. O intervalo entre as sessões varia de 30 a 45 dias, dependendo da área tratada.
Vantagens do microagulhamento
A grande vantagem deste método é que ele não lesa a epiderme, estimula o colágeno e tem curto período de recuperação. Pode ser realizado em qualquer área do corpo e tipo de pele, inclusive em peles morenas e negras.
Este tipo de tratamento possui um resultado semelhante ao laser de CO2 fracionado, com o diferencial de ter uma recuperação bem mais rápida do que o laser.