MENTOPLASTIA

Cirurgia Plástica no mento para correção da projeção ou depressão do queixo
Cirurgia Plástica
Mentoplastia / Cirurgia Plástica do Queixo / Correção do Mento

A mentoplastia visa corrigir o mento e deixar em harmonia com o restante da face.

O que é a Mentoplastia?

A mentoplastia busca corrigir o posicionamento do queixo (mento), proporcionando a reposição correta da região de forma harmônica com a estética facial do paciente, sua posição de nariz, da fronte e da boca.

Uma face em desarmonia no perfil, quando relacionamos fronte, nariz e mento, tornar-se bela com a correção cirúrgica após um planejamento adequado (Figura 1 – Proporções da face). O estudo cefalométrico permite diagnosticar a deformidade da face, tanto da parte óssea quanto das partes moles (Figura 2).

Figura 1
Figura 2

É muito comum realizarmos a cirurgia do nariz (rinoplastia) junto com a cirurgia do mento, pois esta associação proporciona um equilíbrio harmonioso da face do paciente. Muitas vezes, mudamos a percepção do tamanho do nariz se obtermos uma adequação do tamanho do queixo; por exemplo, um nariz pode parecer muito grande em uma pessoa com o mento pequeno, posicionado para trás (microgenia). Mas, se corrigirmos o tamanho do mento, esta desproporção diminui, e o nariz não parecerá tão grande em relação ao mento após sua mudança de tamanho.

O mento pode apresentar alteração de tamanho com relação à altura (curto ou longo) e pode ter alteração de projeção anteroposterior (de perfil, projetado para frente ou para trás). 

A técnica de correção cirúrgica de aumento do mento pode ser realizada por osteotomia basilar da mandíbula ou prótese na região do mento.

Osteotomia de mento x prótese de mento

Na osteotomia realizamos um corte horizontal na parte distal do osso da mandíbula, seguido de avanço em alguns milímetros e fixação óssea (Figura 3).

Figura 3

No implante de prótese de mento, o material que utilizamos é uma prótese (polietileno poroso) que é biocompatível ao tecido ósseo, apresentando grandes vantagens em relação a prótese de silicone. Geralmente, não há cicatriz aparente na cirurgia do mento e sua incisão é intraoral.

 

Prótese de mento. Fonte: Edwards, MC

Há vários modelos de prótese de mento, que devem ser escolhidos de acordo com cada paciente. A correção pode ser feita para melhoria da projeção anteroposterior e do contorno mandibular. A seguir, verifique os modelos de prótese de mento.

As próteses podem ser colocadas na região do ângulo da mandíbula e, quando necessário, podem também ser colocadas em toda a extensão, melhorando o contorno.

A correção do aumento do mento e mandíbula também pode ser realizada sem cirurgia, com aplicação de preenchimento absorvível. O procedimento é realizado no consultório e de fácil execução. Como o preenchedor é absorvível, haverá a necessidade de novas aplicações para manutenção do resultado.

No hipermentonismo (queixo avançado), a mandíbula apresenta-se hiperdesenvolvida, podendo ser mais longa, quando avaliamos a sua altura; e podendo estar em posição anterior na avaliação de perfil.

A cirurgia ortognática (técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dentofaciais, as quais podem originar distúrbios da mordida, articulações e respiração, e também repercutir na estética facial) deve ser realizada quando a oclusão dentária não está adequada e existe desarmonia da maxila, da mandíbula, ou de ambos. A correção do mento pode ser associada com a cirurgia ortognática.

O estudo cefalométrico avalia as deformidades da parte óssea e de partes moles da face. Na cirurgia de osteotomia da mandíbula, realiza-se deslizamento da mandíbula e fixação óssea para corrigir a projeção do mento.

Agenda Disponível!

Entenda o segredo de mais de 28 anos de sucesso!