Bioestimuladores de Colágeno
Injetável para tratar flacidez e proporcionar rejuvenescimento com estímulo natural de colágeno
Dermatologia e Cosmiatria
Bioestimuladores de Colágeno / Hidroxiapatita de Cálcio / Ácido Polilático
Atualmente, os produtos são polímeros sintéticos, biocompatíveis, biodegradáveis e de baixa toxicidade; e existem três tipos na área médica estética: ácido poli-L-láctico (ou ácido polilático), hidroxiapatita de cálcio e caprolactona.
O que é Bioestimulador de Colágeno?
O bioestimulador de colágeno é uma substância injetável que trata a flacidez, rugas e sinais de envelhecimento através do estímulo da produção de colágeno na pele do indivíduo. Pode ser aplicado no rosto e corpo proporcionando uma pele mais jovem e saudável de forma natural.
O bioestimulador é diferente do preenchedor, pois ele produz uma melhora lenta e gradual, com resultado mais visível após dois meses.
Quais são os tipos de bioestimuladores de colágeno?
Atualmente, os produtos são polímeros sintéticos, biocompatíveis, biodegradáveis e de baixa toxicidade; e existem três tipos na área médica estética: ácido poli-L-láctico (ou ácido polilático), hidroxiapatita de cálcio e caprolactona.
Qual é o seu mecanismo de ação?
Uma vez injetado, o produto induz uma resposta inflamatória subclínica, recrutando monócitos, macrófagos e fibroblastos. Há a produção gradativa de colágeno pelos fibroblastos, com consequente aumento da firmeza da pele, aumento da espessura dérmica, melhoria da flacidez e qualidade. Os polímeros são metabolizados por hidrolise em CO2, H2O ou incorporados à subprodutos sendo totalmente eliminados do organismo.
Quais são as principais indicações de tratamento com o bioestimulador de colágeno?
No rosto e pescoço, é muito utilizado para tratar a flacidez de forma natural. Em pessoas jovens ou mais maduras, podemos iniciar a aplicação do ácido poli-L-lático e hidroxiapatita de cálcio a partir dos 30 anos de idade. Atualmente, a tendência é tratar o paciente de uma maneira mais preventiva, ou seja, não esperar e tratar antes que ocorra um grande processo de envelhecimento.
Há casos em que há grande indicação de uso de bioestimulador na face e pescoço como:
- Querem efeito “lifting” pois sentem a pele “mais mole, caída e flácida”;
- Querem aumentar a espessura da pele, pois a sentem muito fina e enrugada;
- Querem melhorar a reposição volumétrica, pois sentem que o rosto murchou após grande emagrecimento (ou porque são pacientes atletas).
No corpo, quais são as principais áreas tratadas?
Colo, braços, mãos, abdome, coxas, joelhos, nádegas e celulite.
Quanto tempo dura o tratamento?
A duração varia de acordo com o produto utilizado. Com ácido poli-L-lático, varia em média até 24 meses; com a hidroxiapatita de cálcio, duração média de 18 meses; e com a caprolactona, a duração média depende do tamanho da partícula (S, M, L, E), podendo ser de 1 a 4 anos.
Como a aplicação é realizada?
Para maior conforto, é utilizado um creme anestésico tópico. Depois, aplica-se o bioestimulador na área a ser tratada com uma pequena agulha ou micro cânula. Recomendamos realizar massagens após a aplicação mantendo-as em casa, conforme orientação médica.
Saiba mais sobre ácido poli L latico, clicando aqui.