Além de fatores genéticos e hormonais, a rotina alimentar pode exercer grande influência na piora do quadro acneico
Quem nunca ouviu falar que chocolate dá espinha? E que depois do consumo adequado de água, a pele ficou mais bonita? Fato é que nossa alimentação influencia (e muito) no processo inflamatório das glândulas sebáceas, reforçando alguns quadros de pele acneica.
Regiões da face, peito, costas e ombros afetadas pelas temidas e às vezes doloridas espinhas podem apresentar piora com o consumo isolado de certos alimentos. Por isso, além de considerar fatores genéticos, hormonais, estresse, uso de medicamentos e exposição ao sol, temos de verificar o que ingerimos em quantidade, frequência e predisposição que o indivíduo possui para ter acne ou não.
Sendo assim, dentro das possibilidades de dietas e reestruturação alimentar, faz-se necessário conhecer as reações do seu organismo para afastar do cardápio os alimentos que podem piorar a saúde da pele.
Alimentos que potencializam o quadro inflamatório da acne
O consumo de alguns alimentos pode aumentar consideravelmente a oleosidade da pele, devendo ser evitados por pacientes com acne. Dietas ricas em alimentos ultraprocessados e gorduras saturadas estão entre os grandes vilões da alimentação saudável, podendo piorar as lesões:
- Alimentos com açúcar;
- Laticínios em geral;
- Lanches e frituras;
- Derivados da soja;
- Bebidas alcoólicas;
- Whey Protein e algas marinhas;
- Óleo de milho;
- Carboidratos refinados;
- Amendoim e derivados.
Alimentos que auxiliam na prevenção da acne
Assim como existem alimentos que aumentam o quadro inflamatório da acne, existem aqueles que auxiliam em sua prevenção. O importante é manter uma dieta variada, moderada e equilibrada através do consumo de frutas amarelas e vegetais verdes escuros (favoráveis para a pele), principalmente, pois eles auxiliam na hidratação e desintoxicação do nosso organismo.
As frutas e verduras na cor amarela também são antioxidantes e ricas em vitamina C, atuando na produção de colágeno para uma pele mais bonita e saudável. Pêra, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego são excelentes opções para se manter na lista. Outros grandes aliados são o tomate, agrião, espinafre, fígado, óleo de peixe e manteiga, que agem nas linhas de expressão e no combate à flacidez por conta da vitamina A.
Se eu pudesse te dar outro bom conselho em relação a saúde e beleza da sua pele seria: beba água! Fundamental para a vida, o líquido é imprescindível para a hidratação corporal e eliminação de toxinas, auxiliando no combate à acne.
Lembre-se que a busca por uma alimentação mais saudável também deve se ajustar conforme a necessidade individual do paciente. Dietas sem instrução médica podem comprometer o sistema imunológico, acarretando sérios problemas à saúde.
Além da alimentação, busque por um médico dermatologista e verifique os tratamentos adequados para a resolução ideal do seu problema com acne.