A proteção solar é essencial para peles asiáticas, que apresentam produtos específicos para sua etnia, populares no mundo inteiro
Não é de hoje que sabemos sobre a importância que a etnia asiática dá para os cuidados com a pele, especialmente quando o assunto é proteção solar. Com a popularidade das séries coreanas, que mostram seus atores sem manchas ou rugas, com tons e luminosidade invejáveis, a pele asiática tornou-se sinônimo de perfeição.
Cuidado e proteção das peles asiáticas: além da estética, uma questão de saúde
A pele oriental apresenta uma densidade maior de colágeno, sendo mais “resistente” aos sinais de envelhecimento. Além dessa característica, os pacientes asiáticos se preocupam com tratamentos e cursos preventivos, feitos com constância, preservando quesitos de prevenção e saúde.
E uma das etapas mais importantes da rotina diária de cuidados com o rosto, sem sombra de dúvida, é o uso do protetor solar. Indicado para reduzir os danos causados pelos raios solares, que são responsáveis por 80% dos casos de envelhecimento da pele, o protetor solar, além de manter a beleza natural e juventude, auxilia na prevenção do câncer de pele.
Sendo assim, no incessante cuidado diário – que no caso dos asiáticos, começa desde a juventude – a proteção solar ganha destaque como uma cosmética essencial e eficiente. Vale lembrar que a pele asiática se bronzeia com facilidade, também apresentando mais oleosidade no rosto.
Mesmo sendo mais espessa e resistente, a pele asiática é mais sensível, podendo sofrer de hipercromias pós procedimentos estéticos comuns, como o peeling facial e a depilação, por exemplo. Por isso, além do uso do protetor para evitar rugas e linhas de expressão independentemente da idade, o protetor solar em orientais é altamente indicado para manutenção e cuidados após a realização de diferentes tipos de tratamento estético.
Protetor solar asiático
O uso de protetor solar é indicado para todos os tipos de pele, em todas as estações do ano, estando você em ambientes fechados, ou não. Infelizmente, muitas pessoas ainda não fazem uso do produto que, além de proteger a pele, alguns modelos contam com outras substâncias antioxidantes, hidratantes etc.
Mesmo com a evolução do protetor solar, muitos associam o produto com pele pegajosa, oleosa e esbranquiçada, com cheiro forte e de difícil aplicação – até mesmo os pacientes com descendência asiática. E, falando de forma abrangente, uma solução para quem ainda acha que protetor solar “é tudo igual”, é conhecer os filtros solares asiáticos, que são eficientes e apresentam uma enorme variedade para todos os tipos de pele. Importante lembrar, no entanto, que são voltados para o clima do país de origem, enquanto vivemos em um país de clima tropical, por isso, ainda que sejam ótimos, esse fator pode ser um empecilho para adequação do protetor.
Disponíveis em farmácias e perfumarias, são produtos que valem a pena conhecer, tanto para peles ocidentais e orientais, que muitas vezes são subestimadas pelo “lento fator” de envelhecimento. Todos precisam de proteção, então deve-se achar uma que se encaixe no seu bolso e rotina.