Questões genéticas e modelo de vida não saudável aceleram o procedimento de envelhecimento da pele, sendo possível a realização de alguns tratamentos
Com o passar do tempo, a pele sofre alterações em sua estrutura, e essas mudanças fazem parte do processo natural de envelhecimento. Apesar de ser um ciclo inevitável, ter uma pele saudável e forte por mais tempo é uma questão de escolha das pessoas por cuidados e hábitos saudáveis no dia a dia.
Na dermatologia, compreendemos as causas do envelhecimento da pele e, por isso, além do uso de dermocosméticos especiais, podemos propor alguns tratamentos específicos para prevenir, reverter e/ou amenizar esse processo.
Principais causas do envelhecimento da pele
Entre as principais causas de envelhecimento da pele podemos destacar os fatores genéticos, estresse emocional, privação de sono, ansiedade, desidratação, má alimentação, consumo exagerado de açúcar, uso de bebida alcoólica e cigarro, baixa de hormônios femininos, queimadura por excesso de exposição ao sol.
Cuidados simples com a pele
Alguns cuidados simples podem ser tomados como ações preventivas ou que amenizem fatores do envelhecimento precoce, tais como o uso diário de protetor solar para rosto e corpo, contra os raios UVA e UVB, que são os grandes responsáveis pelo aparecimento de manchas, sardas, ressecamento (e até mesmo câncer) de pele.
A limpeza de pele é outro cuidado simples e muito importante. O uso correto de sabonetes e esfoliantes contribuem para a eliminação de células mortas, revitalizando a pele e trazendo maior suavidade e maciez.
Após limpar a pele, o uso de cremes hidratantes e alguns ácidos para combater os sinais do tempo, auxiliam (e muito) na manutenção de uma pele bem cuidada.
Alguns outros hábitos do cotidiano, como uma alimentação saudável e balanceada, a prática de exercícios físicos, ingestão de água regularmente para manter o corpo hidratado, descanso e cuidados com a saúde mental, podem fazer diferença na manutenção da beleza e saúde da sua pele.
Tratamentos estéticos contra o envelhecimento da pele
O rosto é uma das regiões que inicialmente apresentam os primeiros sinais da idade, com uma aparência mais ressecada, pele fina e flácida. Rugas na testa, “bigode chinês”, “linhas de marionete” e linhas de expressão sob os olhos são perceptíveis e incomodam tanto homens quanto mulheres de diferentes etnias e idades.
Partes do corpo como as mãos, os braços, colo e pescoço são áreas do corpo que, por ficarem muito expostas ao sol, acabam apresentando mudança no decorrer do tempo, necessitando também de cuidados especiais, inclusive.
Felizmente, existe uma infinidade de procedimentos estéticos – além de cirurgias plásticas – que auxiliam, amenizam e até eliminam as alterações provocadas pelo processo de envelhecimento da pele.
Direcionados para diferentes tipos de problema, também podendo ser associados, inicialmente em tratamentos de alta eficácia e com resultados comprovados, tais como o microagulhamento, o peeling químico, o preenchimento facial, bioestimuladores injetáveis, fios de PDO, Skinbooster, Luz Intensa Pulsada, Toxina Botulínica; assim como o ultrassom micro e macrofocado para melhorar a aparência da pele e flacidez.
Lembrando que é necessário encontrar o melhor tratamento para cada tipo de pele, pois certas etnias possuem particularidades que não recebem bem alguns dos procedimentos acima. O protocolo correto será definido pelo profissional especializado, que definirá as melhores combinações para cada caso, assim como a quantidade de sessões, cuidados pré e pós sua realização etc.